HIDRAPLEX SABOR LARANJA 1 ENVELOPE

CÓDIGO DO PRODUTO: 76054 | Marca: NATULAB

Click e veja!

HIDRAPLEX SABOR LARANJA 1 ENVELOPE

CÓDIGO DO PRODUTO: 76054 / Marca: NATULAB
Click e veja!
De: R$ 5,49 Por: R$ 3,44

    Hidraplex, para o que é indicado e para o que serve?

    Reidratante oral. Previne a desidratação.

    Mantém a hidratação em quadros de vômitos e diarreia agudos.

    Quais as contraindicações do Hidraplex?

    Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

    Como usar o Hidraplex?

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose 50

    Dissolver o conteúdo do envelope em 250 mL de água previamente filtrada e/ou fervida e esfriada e administrar com frequência ao paciente. Após o preparo, a solução deve ser mantida em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Esta solução pode ser usada por 24 horas. Após este período, o restante da solução deve ser desprezada e, se necessário, nova solução deve ser preparada. Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) deve ser administrado, após diluição, por via oral, com uma colher, copo ou mamadeira, dependendo da idade do paciente.

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose 90

    Dissolver o conteúdo do envelope de 13,95 g em 500 mL previamente filtrada e/ou fervida e esfriada. Como regra geral, recomenda-se a administração de 100 a 150 mL/kg de peso corporal, em um período de 4 (quatro) a 6 (seis) horas; pode haver, entretanto, grande variação entre os pacientes. Após o preparo, a solução deve ser mantida em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Esta solução pode ser usada por 24 horas. Após este período, o restante da solução deve ser desprezado e, se necessário, uma nova solução deve ser preparada. Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) deve ser administrado, após diluição, por via oral, com uma colher, copo, ou mamadeira, dependendo da idade do paciente.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Posologia do Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) deve ser administrado com frequência ao paciente, alternado com outros líquidos (leite, sucos chás, água, sopas). Recomenda-se a administração adicional do produto a cada evacuação líquida. Mesmo que no início existam vômitos deve-se insistir na administração da solução, em quantidades menores, pois, assim que o paciente começa a reidratar-se, os vômitos costumam desaparecer. No caso dos vômitos continuarem impedindo que o paciente tome a solução de Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) nas primeiras duas horas de tratamento, deve-se procurar imediatamente o médico.

    Doses superiores a 100 ml a cada evacuação para crianças com até 1 ano de idade, e 200 ml a cada evacuação para crianças com mais de 1 ano de idade ou adultos, devem ser administradas somente sob orientação médica.3

    Referências bibliográficas

    3 Manejo do paciente com diarreia. Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf. 28 de janeiro de 2016.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Hidraplex?

    Soluções orais contendo potássio devem ser usadas com cautela, em pacientes, com insuficiência renal. Havendo diurese adequada nas primeiras horas de reidratação, dificilmente ocorrerá superdose, pois os rins excretam o excesso de eletrólitos. A situação em que existe maior risco de superdose é o preparo incorreto, com acréscimo de menos água do que o recomendado. Nesse caso, podem ocorrer, como consequências mais graves, hipernatremia e/ou hiperpotassemia.

    Devem-se seguir, com atenção, as instruções de preparo contidas na embalagem de Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa), usando as quantidades recomendadas de água previamente filtrada ou fervida e esfriada. Após abertura do envelope, ou preparo da solução, o que não for consumido em 24 horas deve ser desprezado. A administração aguda de sais de sódio, em quantidades acima da capacidade renal de excreção, produz hiperosmolaridade, principalmente extracelular.

    Gravidez e lactação

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) - Categoria C de risco gestacional - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) 50 sabor laranja contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações alérgicas, entre as quais asma especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

    Atenção fenilcetonúricos: Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) 50 sabor laranja contém aspartame em sua composição.

    Atenção diabéticos: contém açúcar.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Hidraplex?

    Até o momento não se observaram reações adversas de Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) com a posologia recomendada.

    Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Qual a composição do Hidraplex?

    Cloreto de sódio, cloreto de potássio, citrato de sódio e glicose

    Apresentação do Hidraplex

    4 Sachês de 27,9g sabor natural.

    Uso oral.

    Uso adulto e pediátrico.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Hidraplex com outros remédios?

    Não foram descritas interações com outros fármacos. Contudo, alterações hidroeletrolíticas, em especial quando acompanhadas de acidose ou alcalose, podem alterar a ação farmacológica de alguns medicamentos.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Interação alimentícia: posso usar o Hidraplex com alimentos?

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) não interage com alimentos e a alimentação habitual pode ser mantida durante a administração de Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa).

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Qual a ação da substância do Hidraplex (Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose)?

    Resultados de Eficácia

    Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) 90 (que tem uma concentração de sódio de 90 mEq/L) apresenta uma composição semelhante à solução de reidratação oral padrão preconizada pela OMS e pela UNICEF. Esta composição foi selecionada por permitir que uma única solução fosse utilizada para o tratamento da diarreia causada por diferentes agentes infecciosos e associada a vários graus de perda eletrolítica. Por exemplo, a diarreia por rotavírus está associada a uma perda de sódio nas fezes de aproximadamente 30-40 mEq/L; a infecção por Escherichia coli enteropatogênica causa perdas de 50-60 mEq/L de sódio, e a cólera está associada a perdas maiores que 90-120 mEq/L.i Esta solução vem sendo utilizada mundialmente, desde 1984, mostrando-se efetiva e segura, contribuindo substancialmente para uma acentuada redução global na mortalidade por diarreia.

    Soluções de osmolaridade menor que a solução padrão preconizada pela OMS/UNICEF foram posteriormente desenvolvidas com o objetivo de evitar potenciais eventos adversos de hipertonicidade. Estudos com soluções de reidratação oral de osmolaridade reduzida, com sódio entre 50 mEq/L (concentração presente em Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) 50) e 75 mEq/L mostraram-se eficazes em reduzir em 20% o número de evacuações e em 30% a incidência de vômitos).ii

    Referências bibliográficas

    i King CK, Glass R, Bresee JS, Duggan C. Managing Acute Gastroenteritis Among Children. Oral Rehydration, Maintenance, and Nutritional Therapy. National Center for Infectious Diseases, CDC. www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5216a1.htm, 09 de junho de 2014.
    ii Oral Rehydration Salts – Production of the new ORS. Department of Child and Adolescent Health and Development (CAH), World Health Organization, 2006. whqlibdoc.who.int/hq/2006/WHO_FCH_CAH_06.1.pdf, 09 de junho de 2014.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Características Farmacológicas

    As concentrações terapêuticas das soluções orais para prevenção da desidratação, ou para manutenção de hidratação podem variar dentro dos seguintes limites: sódio 40 a 60 mEq/L, potássio 20 mEq/L, glicose 110 a 140 mMol/L e a concentração milimolar de bicarbonato (ou base equivalente) deverá compor 1/5 a 1/3 dos ânions, sendo o restante cloreto. Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose (substância ativa) obedece às especificações da norma internacional OMS/UNICEF, apresentando concentrações de sódio, potássio, citrato, cloreto e glicose que permitem reposição adequada de água e eletrólitos que são perdidos durante episódios de diarreia aguda corrigindo, assim, os desequilíbrios hidroeletrolítico e ácido-básico.

    Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Rehidrat® 50 e 90.

    Dizeres Legais do Hidraplex

    Medicamento De Notificação Simplificada RDC ANVISA N° 199/2006. AFE N° 1.03841-3.

    Outras Informações

    Registro MS:

    Princípio ativo:

    Nome do Fabricante: NATULAB.